PERIODOnTIA

Periodontia é um ramo da odontologia cujo objetivo é tratar doenças relacionadas às gengivas e ao osso que suporta os dentes.

Cada dente está embutido no osso, fortemente ligado por uma série de estruturas que asseguram a sua força e bom funcionamento.

Às vezes, as estruturas que cercam e apoiam o dente (gengivas e ossos), podem ser afetadas e, se não tratadas no tempo, podemos perder os dentes.

Na Smile, podemos detectar as diferentes fases deste processo e ajudar a corrigi-los. Este processo é chamado de periodontite.

Causas da doença periodontal

A principal causa é uma infecção causada por vários tipos de bactérias.

A maioria dessas bactérias é encontrada em circunstâncias normais na boca de qualquer indivíduo, mas algumas pessoas têm um sistema de defesa que não é eficaz contra elas.

É então, quando a infecção ocorre, enfraquecerá nossos dentes.

Consequências a longo prazo

A consequência fundamental a longo prazo é a perda da maioria ou de todos os dentes.

Essa perda traz consigo as consequências da edentação:

- Dificuldade de mastigar

- Problemas de estômago

- Importante alteração estética, dor, mau hálito, sangramento das gengivas, etc.

- Às vezes, essa afectação pode causar problemas cardíacos em pacientes susceptíveis.

É por isso que é importante ir a exames periódicos na clínica Smile Dental mais próxima e tratar qualquer sintoma de periodontite correctamente e com profissionais.

Sintomas de Periodontitis

Há uma série de sintomas que permitem reconhecer esta condição em qualquer uma das etapas:

Estado de Gengivites

Qualquer envolvimento periodontal começa na gengiva. Torna o rosa ao vermelho escuro, aumenta ligeiramente o tamanho, dói ligeiramente e sangra ao escovar os dentes.

Estado moderado de Periodontitis

A gengiva se retrai, isto é, os dentes parecem mais longos. Você pode ver grandes depósitos de tártaro nos dentes, especialmente na parte inferior da frente. Há uma ligeira mobilidade dos dentes. Às vezes, os dentes se movem e os espaços são criados entre eles.

As gengivas aparecem vermelhas e sangram facilmente. A halitose (mau hálito) e o mau gosto na boca são característicos. Às vezes, bebidas ou alimentos muito frios ou muito quentes produzem dor.

Estado avançado grave Periodontitis

Todos os sintomas acima aumentam. Os dentes movem-se excessivamente até que eles acabem caindo. O goma sangra abundantemente e dói, o que impede o paciente de escovar os dentes corretamente, o que agrava ainda mais o problema.

Tratamento de Periodontia

Nos estados iniciais, ele pode ser corrigido. Mas, na maioria dos casos, tende a ser uma imagem cronica.

Isso significa que quando o estado da doença é avançado e muito suporte ósseo foi perdido, o máximo que pode ser feito é parar a progressão da doença para que não vá ao mar. O osso perdido é difícil de recuperar. No entanto, existem técnicas regenerativas que às vezes dão resultados muito bons.

Na Smile Dental podemos avaliar se o paciente é susceptível a este tipo de tratamento.

O tratamento básico é eliminar a infecção existente através da limpeza completa da boca inteira, sob anestesia local.

Se a condição for muito avançada ou a regeneração for necessária, é necessária uma pequena intervenção cirúrgica, também sob anestesia local. O tratamento pode ser complementado com o uso de antibióticos. O mais importante é que o paciente está ciente de seu problema e assume que, após o tratamento inicial, pelo menos uma vez por ano deve ir ao dentista para realizar limpezas de manutenção, pelo resto da vida. A higiene bucal é essencial para tratar esses tipos de problemas. Somente dessa maneira é alcançada uma terapia efetiva.

Tratamento básico passo-a-passo

O tratamento básico consiste em uma limpeza exaustiva, fazendo com que as cortinas de goma por meio de um dispositivo de ultra-som, curetas (instrumentos de varredura) e polidores, a fim de eliminar toda a placa bacteriana causando o problema. Esta tarefa é o que o dentista vai fazer, de modo que, depois de limpar, a inflamação diminui e a goma se adere novamente ao dente, formando uma barreira para que as bactérias não passem.

O tratamento básico é feito em partes. A boca é dividida em 4 quadrantes, cada um dos quais é tratado em diferentes sessões. Cada sessão de limpeza é feita sob anestesia local, por isso não dói. A duração é de cerca de 45-60 min. No final da sessão e remeter o efeito anestésico, o paciente relata muito pouco desconforto, e em 3 ou 4 dias o estado das gengivas melhora incrivelmente.

Tratamento regenerativo

Em casos graves de periodontite, quando o envolvimento é muito marcado, prolongou-se no tempo e o paciente experimentou uma perda considerável de osso.

Nesses casos, antes de qualquer tratamento restaurador, é necessário substituir as estruturas perdidas, na medida do possível. Para este fim, são utilizados vários biomateriais: membranas, amelogenina, osso, etc. Tudo isso é combinado efetivamente para restaurar a anatomia perdida

Prevenção de doenças periodontais

A periodontite é causada por uma infecção generalizada da boca. Portanto, na Smile Dental, recomendamos você:

-Manter níveis óptimos de higiene que impeçam o desenvolvimento bacteriano;

- Escove os dentes após cada refeição;

- Aceda à sua clínica Smile Dental a cada 4 ou 6 meses para uma revisão.