cáries

A cárie é uma doença causada por múltiplos fatores, caracterizados pela destruição dos tecidos do dente como resultado dos ácidos gerados pela placa bacteriana.

Existem muitos tipos diferentes de bactérias que vivem na nossa boca, quando comemos e bebemos, essas bactérias produzem ácidos que podem dissolver a camada protetora sob a placa retida.

O ácido remove minerais do esmalte, que, se não tratada, pode levar a lesões cariosas.

Tipos de Cáries?

Cárie Coronal

Eles são os mais comuns, ocorrem em crianças e adultos, e geralmente nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.

Cárie Radicular

À medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, expondo partes da raiz do dente. Como as raízes não são esmaltadas, essas áreas expostas podem ser facilmente afectadas.

Diagnóstico de uma cárie?

Existem diferentes métodos para detectar lesões cariosas:

- Inspecção visual

- Inspecção de toque

- Transiluminação

- Resistência eléctrica

- Fluorescência a laser

- Reflexão da luz

O método mais preciso é a inspecção visual, mas, em certos casos e dependendo do tipo de superfície e cárie, pode ser complementado com algum outro método de detecção.

Os indicativos mais comuns na hora do diagnóstico?

- Alteração da coloração do ponto, sulco ou fissura, que começa a ser branco cretáceo para descolorir mais tarde em tons castanhos ou pretos.

- Área opaca em torno do macrodefeito afetado.

- Cavitação do dente.

- Normalmente, nenhum dos sintomas é apreciado. Nos casos em que a cárie é generalizada, o paciente pode notar alguma sensibilidade, especialmente frio, calor e doces.

Tratamentos de Cáries

Quando a cárie afeta apenas esmalte e dentina, todo o tecido infectado e doente será removido primeiro. Em seguida, proceda à reconstrução do dente, preenchendo o espaço com uma resina compósita ou um compósito, pois esses materiais permitem fornecer a mesma coração do dente ao enchimento e adere-se melhor ao dente do que as amálgamas de metais que são usadas anteriormente.

Se a cárie é profunda e afetou a polpa (pulpite), o tratamento será mais complexo e exigirá a conclusão de um canal radicular.